sexta-feira, 22 de setembro de 2017

É bi! Cearense vence maior rally de kitesurf do mundo nos Lençóis Maranhenses

otávio frasca redbull rally dos ventos

otávio frasca redbull rally dos ventos

otávio frasca redbull rally dos ventos





É bi! Cearense vence maior rally de kitesurf do mundo nos Lençóis Maranhenses
Alex Neto foi o campeão do desafio pela segunda vez, após percorrer 65 km entre praia, dunas e água
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, neste sábado (16), o Red Bull Rally dos Ventos, competição no formato de rally que mistura velejo na água e nas dunas, algo bastante único para o kitesurf. Quarenta atletas largaram da praia de Atins rumo a Santo Amaro, passando em meio aos Lençóis. Em uma disputa bastante acirrada durante todo o percurso, os conterrâneos e amigos Carlos Mário “Bebê” e Alex Neto revezaram a primeira e a segunda colocações o tempo todo, definindo o resultado na linha de chegada. Netinho levou a melhor e tornou-se bicampeão do Red Bull Rally dos Ventos, após cerca de 1h40 de prova. Entre as mulheres, a americana Susi Mai subiu no topo do pódio.




Foram 65 km percorridos entre a largada, na praia de Atins, e a chegada, dentro do Parque dos Lençóis Maranhenses, na parte de Santo Amaro. Bebê, atual campeão mundial de kitesurf, se destacou logo na largada, assumindo a primeira colocação durante os 40 km percorridos no mar, enquanto Netinho brigava entre o quarto e o quinto lugares, ganhando posições aos poucos.
Foi dentro dos Lençóis Maranhenses que Netinho abriu vantagem sobre os outros competidores e alcançou Bebê. A partir daí, os dois passaram a brigar pelo título, invertendo as posições o tempo todo. Bebê estava quase cruzando a linha de chegada quando perdeu o equilíbrio e caiu, dando chance para Netinho ultrapassá-lo e vencer a prova.
“O final foi muito eletrizante. Não sabia se eu ia realmente conseguir virar. Fiquei em segundo até os últimos segundos, mas consegui correr um pouco na areia e terminar mais rápido. Mas posso dizer que o Bebê me deu muito trabalho”, afirmou Alex Neto.
“Eu e Netinho sempre treinamos juntos, e ele se destaca por andar muito bem em dunas. Foi ótimo competir com ele aqui. Minha estratégia foi correr bastante no trecho de praia para abrir vantagem para os outros. Valeu a pena. É incrível poder competir com tanta gente boa junto e em meio a essa paisagem”, comentou Bebê.
Entre as mulheres, a americana Susi Mai abriu vantagem no início da competição e foi a primeira a chegar. “Velejei bem na parte de praia e, quando entrei nos Lençóis, tentei algumas estratégias para ganhar velocidade nas dunas. Comecei a escorregar por elas e percebi que usar a prancha do kite para deslizar sentada era mais rápido. Estou muito feliz com a vitória. Eu adoro esse lugar”, disse.
A primeira edição do Red Bull Rally dos Ventos aconteceu em 2014, com um percurso de 16 km. Três anos depois, a competição retornou aos Lençóis Maranhenses com um desafio ainda maior para os atletas – 65 km de trajeto. O Red Bull Rally dos Ventos contou com apoio de ICMBio, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Nissan e Oakley.


otávio frasca redbull rally dos ventos

otávio frasca redbull rally dos ventos

otávio frasca redbull rally dos ventos

otávio frasca redbull rally dos ventos

otávio frasca redbull rally dos ventos



Resultados:
Feminino
1. Susi Mai
2. Maria do Socorro Vasconcelos
3. Alvelina Lameira 

Masculino
1. Alex Neto
2. Carlos Mário “Bebê”
3. Bruno Elizário

Para mais informações:
Kaíque Ferreira
Kaique.ferreira@canoacomunicacao.net(11) 9-7652- 6096

Graziela Sirtoli
graziela.sirtoli@canoacomunicacao.net(21) 9-7153-0158







Red Bull Content Pool





segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Maior rally de kitesurf do mundo: seleto grupo de atletas terá oportunidade de velejar nos Lençóis Maranhenses




No dia 16 de setembro, 40 kitesurfistas realizarão o sonho de praticar o esporte em um dos locais mais paradisíacos do mundo
Após três anos de sua primeira edição, um dos eventos mais únicos de kitesurf do mundo está de volta aos Lençóis Maranhenses no dia 16 de setembro. Considerado um verdadeiro rally da modalidade, o Red Bull Rally dos Ventos passará pelas dunas e águas cristalinas desse cartão postal brasileiro, e apenas um seleto grupo de 40 atletas terá o privilégio de velejar nessa paisagem paradisíaca. Serão 30 homens e 10 mulheres de diferentes partes do Brasil e do mundo em busca do título, e todos eles estão de malas prontas e treinos em dia para embarcar nessa experiência.
A bela paisagem vai dar uma força extra aos participantes, mas serão necessários muito treinamento e muita técnica para superar esse desafio. Neste ano, os atletas percorrerão 65 km até cruzarem a linha de chegada – quase 50 km a mais do que na primeira edição.
“É preciso coragem e uma excelente preparação física para participar do evento. A experiência no esporte também será um fator importante, principalmente nessa edição, que está com o trajeto mais longo”, avisa o cearense Alexandre Neto, de 23 anos, campeão do Red Bull Rally dos Ventos em 2014.
Em formato de rally, a prova tem uma regra bastante simples: ganha quem chegar primeiro. No entanto, bons desafios aparecerão no caminho, principalmente porque os atletas estão acostumados a velejar somente na água, mas, nos Lençóis, precisarão também encarar longos trechos de areia – seja com a prancha no pé ou não.
“Em 2014, meu maior desafio foi correr nas dunas quando ia de uma lagoa à outra. Então vou focar minha estratégia em velejar na areia este ano também. Aconselho a todos treinar o deslize na areia antes da competição, porque é bem diferente da água”, aconselha a paulista Bruna Kajiya, 29 anos, maior expoente do kitesurf no Brasil e atual campeã mundial, que também está confirmada para o evento nos Lençóis.
Além de Alexandre Neto e Bruna Kajiya, outros 38 atletas cheios de história e ansiosos para competir já estão confirmados no evento. Há quem já tenha feito uma expedição de kite nas geleiras da Islândia; estudante de Direito que abriu mão da faculdade para se dedicar ao esporte; atleta da Espanha que, de passagem pelo Brasil, se apaixonou pelo kitesurf e pelo país e por aqui ficou; entre outras memórias.
Com estilos e bagagens diferentes, esses 40 atletas largarão na região de Atins rumo à chegada em Santo Amaro. O Red Bull Rally dos Ventos 2017 acontece no dia 16 de setembro, com apoio do ICMBio. Confira a lista completa de atletas:
Alexandre Neto
Alvelina Lameira do Carmo Fontes
Anderson dos Santos Silva Soares
Arthur de Brito Pereira Veloso
Arthur Magalhães
Bruna Kajiya
Bruno Duarte Lima
Bruno Eliziario
Bruno Lobo
Carla Arruda
Carlos Madson Monteiro da Silva
Carlos Mário Monteiro da Silva (o Bebê)
Célio Beleza Gonzalez de Andrade
Davi Morais Silva do Nascimento
Denis Oksman
Felipe Augusto Paz Macedo
Francisco Gil
Gustavo Foerster
Ivanildo Fernandes Nojosa
Jailson de Sousa Sena
Jorge Luiz Raiol Gaspar Junior
Lígia Maria Saraiva Barroso
Lucas Lima
Luís Otávio Frasca Rodrigues - RS -Kitesurf Adventure
Marcelo Gervini - RS
Maria do Socorro Vasconcelos Reis
Mònica Ballús
Nuria Goma
Pedro Henrique Cavalcanti Silva
Roberto Veiga
Rodrigo Alexandre Alves
Romário de Moura Sousa
Set Teixeira Gomes
Susi Mai
Tatiane Rafaini
Tiago Garcia
Tomas Teixeira Gomes
Vania Colli Almeida
Wilson Veloso da Silva Júnior
Yuri Jonhannes Cavalcante

Fonte e para mais informações:
Kaíque Ferreira
Kaique.ferreira@canoacomunicacao.net
(11) 9-7652- 6096

Graziela Sirtoli
graziela.sirtoli@canoacomunicacao.net
(21) 9-7153-0158